quinta-feira, abril 21, 2005

Maratona de Poesia de Sintra



Um espaço de encontro de todos aqueles que amam os poemas é o que pretende ser a II Maratona de Poesia de Sintra que vai decorrer a 22 e 23 de Abril na Biblioteca Municipal.
A 2ª Maratona da Poesia vai arrancar no dia 22, às 10H00, na Biblioteca de Sintra, e termina a 23 de Abril, noite dentro. Durante mais de 30 horas, várias personalidades e cidadãos comuns vão dar voz à linguagem poética, quer seja ela em português, russo, ou vinda do Brasil ou de África.

Um dos pontos altos desta iniciativa, será a oferta à Biblioteca Municipal de uma edição em russo dos "Lusíadas", de Luís de Camões, pertença de Dom Duarte de Bragança, que participará nesta maratona. Na altura, serão escolhidas algumas estrofes para serem declamadas em russo e em português.

Por seu lado, um grupo de imigrantes dos antigos países da União Soviética vai, também, entregar à Biblioteca Municipal de Sintra, 200 livros em russo. A doação de obras, que terá lugar dia 22 de Abril, com a presença de um representante da Embaixada da Rússia, visa criar na biblioteca sintrense um sector destinado à comunidade russófona em Portugal.

Após esta oferta, um grupo de artistas da associação "Res-Publika" (que reúne imigrantes oriundos de países da ex-URSS) vai declamar em russo vários poemas de Alexander Pushkin e Anna Akhmatova.

Durante dois dias, várias serão as personalidades ligadas às demais vertentes artísticas a dar voz à poesia. Presenças confirmadas são as da apresentadora Catarina Furtado (22 Abril/10H00), da fadista Mafalda Arnault (22 Abril/16H30), dos poetas Armando Silva Carvalho e Maria Teresa Horta, bem como do pianista João Balula Cid.

Também aderiram a esta iniciativa o poeta e escritor José Jorge Letria, a poetiza africana Elsa Noronha, os poetas Joaquim Pessoa e Fernando Pinto do Amaral, as actrizes Guida Maria (22 Abril/18H30) e Lucília Loureiro e os actores João Maria Pinto e Orlando Costa.

O músico, compositor e vocalista dos UHF, António Manuel Ribeiro (22 Abril/17H00), irá declamar poesia de poetas ligados ao rock. Já o actor e humorista Guilherme Leite (22 Abril/10H00) irá levar até ao palco da Biblioteca a poesia de humor, de escárnio e de mal-dizer.

Mais informações no site da Câmara Municipal de Sintra.

Da minha janela... G'andas malucos estes poetas!

8 Comments:

Blogger Alexandre Narciso said...

Excelente iniciativa. Deviam haver mais.
Abraço

8:45 da manhã, abril 21, 2005   Edit
Blogger Luis Villas said...

Excelente iniciativa, que se devia estender pelo noso Portugal fora

12:17 da tarde, abril 21, 2005   Edit
Blogger trintapermanente said...

vou tentar lá ir com a mami... entre os meus voos. obrigada pela divulgação, amigo.

3:38 da tarde, abril 21, 2005   Edit
Blogger Cetus said...

eu até sou poeta, tou em nova casa http://pintadodefresco.blogspot.com

5:57 da tarde, abril 21, 2005   Edit
Anonymous Anónimo said...

Olá! venho convidar-te a passar pelo

www.defesadopublico.blogspot.com

Está a decorrer uma petição na tentativa de se chegar a um acordo no sentido da não construção do edifício por trás da Casa da Música.

João :)

8:40 da tarde, abril 21, 2005   Edit
Blogger Catty said...

" O Poeta é um fingidor
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente..."

Todos conhecem não é?

Um sorriso de alivio, pois tive um mês complicado...

8:39 da tarde, abril 22, 2005   Edit
Anonymous Anónimo said...

Parabens pela divulgação!
Vítor

12:17 da manhã, abril 23, 2005   Edit
Blogger A Senhora do Sul said...

Gosto quando me leva a passear por verdes veredas. Quando me empoleira descobertas pelos muros das Azenhas. Gosto. :)

Fica Um Beijo da SENHORA DO SUL.

12:17 da tarde, abril 27, 2005   Edit

Enviar um comentário

<< Home