terça-feira, dezembro 27, 2005

It's the economy, stupid...



FonteAgência Financeira


"Não há crise que resista ao consumo. Em 20 dias os portugueses já levantaram 1,3 mil milhões de euros nas caixas Multibanco.
Se aos levantamentos, somarmos os pagamentos nas lojas, o valor ascende aos 2,8 mil milhões de euros, apurou o Correio da Manhã junto da sociedade gestora do sistema Multibanco, a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS).

Os valores dos levantamentos a que o «Correio da Manhã» teve acesso revelam que estes cresceram, face a igual período do ano passado, 16%, enquanto que as compras pagas com cartão de débito subiram 9%.

Para levantar os mais de 1,3 mil milhões de euros, os portugueses tiveram de fazer mais de 20 milhões de operações nas caixas Multibanco, ou seja, mais 10% do que em 2004.

Em apenas dois dias o total de operações de compras com cartões de Multibanco a nível nacional registou um aumento de 13%.

De acordo com dados fornecidos pela Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), até ao dia 20 deste mês, o número de movimentos efectuados com cartão Multibanco era cerca de 34 milhões, refere o «Diário de Notícias». Dia 22, este número já havia subido para mais de 38 milhões, com uma média de 2 milhões de pagamentos por dia. Um numero que parece desmentir qualquer cenário de crise e que, quando comparado com igual período em 2004, representa um crescimento de 10%.

Ou seja, os portugueses já levantaram nas caixas Multibanco, nos primeiros 22 dias deste mês, mais de 1.5 mil milhões de euros. Somados os levantamentos nas ATM aos pagamentos das lojas, o valor ascende aos 3.3 mil milhões de euros, segundo números obtidos junto da SIBS"

Não percebo o espanto...
Sócrates anunciou ao País que tinha sacado a Bruxelas 23,3 mil milhões de euros há uma semana atrás.
Cada um de nós achou que já tinha a sua parte na conta (ficámos baralhados com o 13º mês) e vai daí, até transformar os euros em bens de consumo, foi um tirinho!

Da minha janela... Aquele abraço.

8 Comments:

Blogger As Musas said...

Ena pá amigo tanta "gita" e eu ná levantei nada.....porque as máquinas só tinham papel para dar!

9:09 da manhã, dezembro 27, 2005   Edit
Blogger Álex said...

pois eu 'tou a ver mas... o «... Sócrates sacou a Bruxelas há uma semana... » é com H !!!! Com o teclado todos somos disléxicos e cometemos barbaridade de erros mas há uns que ... são mto recorrentes por aqui e me arrepiam, sorry

10:32 da manhã, dezembro 27, 2005   Edit
Blogger Azenhas said...

Cara Alexandra,

Gosto de tocar as pessoas assim.
De as arrepiar.

Infelizmente desta vez não foi pelos melhores motivos.

Confesso:Cometo alguns erros de Português. Quem nunca os cometeu que atire a primeira p.. AI! bolas! podiam ser mais meigos, não? Tantas pedras ao mesmo tempo é que não!

Obrigado pela correcção e comente mais vezes, quanto mais não seja para me corrigir os h's.

11:01 da manhã, dezembro 27, 2005   Edit
Blogger Álex said...

não se preocupe Azenhas, eu sou a primeira a cometer cada calinada ortográfica,ufff (então devido ao meu bilinguismo com o espanhol é cada uma...) e, é verdade que vocé toca e arrepia por motivos muito mais interessantes i.e. o seu conto de natal... Continuarei a procura-lo à janela
Entre bem para o novo ano ; )

12:05 da tarde, dezembro 27, 2005   Edit
Blogger messenger said...

pusemos-te na lista dos pseudo-intelectuais. desculpa. foi antes de ler este teu texto.
boas entradas!
vai ver o nosso pai natal;)
deixa mensagem, please!

2:53 da tarde, dezembro 27, 2005   Edit
Blogger Shakyblond said...

Azenhas Querido
eu q até me gabo de escrever bem, confesso q não reparei no erro hediondo cometido. Deve ser pq o texto era bem mais interessante q o erro. Mas, foi bom, pq assim já sei como te arrancar comentários aos belíssimos textos q tenho escrito neste blog, e q nunca mereceram da tua parte um pequeno reparo.
Agora já sei:é escrever uma grande calinada, e pronto, cais-me em cima ( literalmente).
Beijinhos e já sabes, os portugueses são uns optimistas. Começam a gastar o dinheiro do Euromilhões antes mesmo de entregar o boletim...

12:57 da manhã, dezembro 28, 2005   Edit
Blogger Yardbird said...

Eheheh! A mim não m tocou nada
Um abraço e que o ano de 2006 te traga todas as felicidades. Um abraço

4:25 da tarde, dezembro 28, 2005   Edit
Blogger Benjamim said...

tanto dinheiro,como tu dizes "Não há crise que resista ao consumo"

10:34 da manhã, dezembro 29, 2005   Edit

Enviar um comentário

<< Home