sexta-feira, maio 26, 2006

Da sala de estar para o mundo



É hábito dizer-se que as azenhas são o centro do mundo. E só é hábito porque de facto é um sentimento permanente. Às vezes em Lisboa as azenhas vêm à memória. Ou através duma cor pela qual passamos, de um aroma que sentimos, de um estado de alma, ou ainda do excesso de trabalho.

Aquele mar, aquele branco, aquela luz!

Na sala de reuniões do meu escritório, que é toda branca, há uma tela onde está impressa uma fotografia das Azenhas, graças ao talento de dois grandes amigos que tenho: a Sandra e o Pedro

Nela repouso muitas vezes os olhos apaziguando os momentos difíceis e o desalento que alguns dias trazem. E aquelas cores levam-me de novo ao lugar certo. Ao centro do mundo.

Este Blog, que se um dia deixar de existir entristecerá muita gente, é a janela daquele mundo.

Mas, é preciso fazermos mais para tornar físico este sentimento de centro do mundo. Para que ele não seja só e apenas um estado de alma.

É preciso criar novas coisas, novos acontecimentos, novas convivências entre as pessoas e atrair às Azenhas os outros poucos mundos compatíveis com a magia que esta terra sempre teve.

Não chega deixar estar e deixar ser. É preciso fazer. Ter ideias mas dar-lhes corpo e existência. Afinal também são vida.

Somos poucos. E depois? Não chegamos para fazer o que tiver de ser feito e para ajudar a consolidar o que já começou a mudar a face desta terra sem a vender ao progresso barato do “desenvolvimento rentável”, que a moda eleva agora às primeiras páginas dos jornais e às preocupações dos “governos” que Portugal, este país de mar, tem tido?

Falemos mais no Blog. Troquemos ideias. Debatamos coisas. Dêmos ao Blog um lugar de criação, união e decisão.

Sabem porquê. Porque Everything Ends.

E depois?

Da sala do Café do Mar é isto que a todos peço.
Paulo de sousa

Escrito na minha sala de estar…por alguém que aqui passa…

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

é verdade que para vencer o desalento que alguns dias trazem, basta uma imagem....., desde que seja ...aquela imagem, tambem tenho as minhas "azenhas", e apesar de na realidade nunca ter estado nessa terra, linda, faz-me tão bem olhar pela vossa janela... e ver...

7:49 da tarde, maio 26, 2006   Edit
Blogger Azenhas said...

Excelente!
è isto que esta terra precisa.

Um abraço,

4:01 da tarde, maio 27, 2006   Edit
Blogger Catty said...

Olá ...estive ausente de animo...voltei e gostei de te reler ....

Deixaste de estar á janela e passate a convidar-nos para a sala de estar...tb gostei...

Um beijo para td a familia

12:29 da tarde, maio 28, 2006   Edit
Blogger Luisa said...

Todos temos as nossas "Azenhas" ou em retrato ou no coração.

4:09 da tarde, maio 28, 2006   Edit
Blogger bettips said...

Viva Azenhas ...Para a semana vou estar aí. Tenho vindo ao blog ver "coisas", estados de alma e estados de ...paisagem. Tb às Az. on line descobrir interesses. Sobretudo vou para descanso e passeio, ver o mar entre árvores, ver pedras, não ser consumida e consumir o mínimo ...esta é a minha ideia de remamso!Obg pelo blog e entusiasmo. Abr

4:51 da tarde, maio 28, 2006   Edit
Blogger bettips said...

... já agora, um café? onde? como? que nome? gente e ambiente bonito? poesia, arte, sonho? Até breve!

4:55 da tarde, maio 28, 2006   Edit
Blogger Azenhas said...

Bettips,

O Café do Mar é em frente à Igreja, dentro da Sociedade Recreativa - CEDCRAM das Azenhas do Mar.

Aparece e pergunta por quem escreve no blog! ( não sou eu, mas é como se fosse)

Um abraço e boas férias!

12:11 da tarde, maio 29, 2006   Edit
Blogger *Belynha* said...

Quase podia jurar que dei os meus primeiros amassos nesse mesmo banco, muito antes de ser pintado...

12:18 da manhã, maio 30, 2006   Edit
Blogger Azenhas said...

tanta gente que se apaixonou nas azenhas!

..este banco... aquele restaurante especial... aquela pedra onde se sentaram....

:-)

12:29 da manhã, maio 30, 2006   Edit
Blogger Tita - Uma mulher, Um blog, algumas palavras said...

Reconheço esse banco e fez-me bem olhar para ele hoje,neste momento em que saí de uma reuniao de gente "feia" .... Poder descansar os olhos em algo que me aquece a alma era o que vinha procurar aqui e encontrei... Também tenho uma foto das Azenhas na minha sala de trabalho e é lá que muitas vezes procuro forças, como é aqui neste cantinho que venho muitas vezes procurar palavras de paz... Por este blog, pelas Azenhas ...contem comigo.
Bjs

9:34 da manhã, maio 30, 2006   Edit

Enviar um comentário

<< Home